A pequena flor da orquídea do alto da pedra do Poterrão |
Ataléia é uma pequena cidade situada no nordeste de Minas Gerais, na divisa com o Espírito Santo. Protegida por altas montanhas, às margens do rio Norte, Ataléia vai seguindo a História. Este espaço é dedicado àqueles que admiram esta terra simples, de raras paisagens e de povo hospitaleiro. (*) As fotos são de autoria de Renato Alves Teixeira, exceto as marcadas e devidamente creditadas.
P. Riscada
Ipê
Paisagem com cáctus
Torre
sexta-feira, 23 de março de 2012
Flor do Poterrão
Imagem da orquídea do tipo pseudolaelia encontrada na pedra do Poterrão nos arredores de Ataléia. Note toda a beleza e a elegância de sua pequena flor lilás que desabrochou em Ataléia neste início de outono. Brevemente, esta espécie irá figurar nos catálogos científicos como nova espécie de orquídea brasileira. Mais um achado de Reginaldo Vasconcelos, orquidófilo de Governador Valadares (veja a matéria "A visita de um especialista", consultando a seção Especial localizada no índice de assuntos na barra lateral direita deste blog). Ficamos aguardando a descrição desta planta e torcendo por um batismo que faça jus a sua altivez e discrição. Clique para ampliar a foto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sem dúvida é uma preciosidade única da região de Ataléia, exclusiva da Pedra do Poterrão. Agradeço ao Renato e sua família pela ajuda indispensável nos dias que estive a procura dessa espécie e também agradeço a Jeferson e a Darlos, importantes companheiros que ajudaram muito no encontro dessa orquídea em seu habitat. Que Deus abençoe todos vocês e a bela Ataléia.
Valeu, Reginaldo. Estamos à disposição de vocês, estudiosos dessas plantas, e esperamos que vcs descubram mais espécies aqui em nossas montanhas.
Postar um comentário