P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Acampamento na Mata do Jacu

Outubro 2019
     Nosso grupo de campistas, desta vez formado por Dannilo, Modad, Samuel, Renato e pelo jovem Arthur, partiu para mais uma aventura. Num sábado, dia 12 de outubro de 2019, saímos da cidade de Ataléia de carro por volta do meio-dia até a fazenda Mironga e de lá andamos por quase dois quilômetros até a entrada da Mata do Jacu, situada nos fundos da fazenda, na base da Pedra Inhacom ou Pedra da Mironga.
    Por volta de uma e meia da tarde, chegamos na boca da mata e nos assentamos à sombra de um frondoso pau d'alho que, por vezes, deixava seu cheiro característico temperar o ar à nossa volta. Logo após a montagem das barracas, fizemos o fogão de pedra para nosso tradicional café do mato.
     Era hora de conhecer melhor a pequena mata do Jacu que compunha o agradável cenário aos pés do bloco rochoso. Foi uma excursão rápida até chegarmos a um pequeno fio d'água que corria muito calmo entre arbustos, coqueiros, pequenas plantas nativas e enormes árvores de aspecto centenário. Jequitibás, boleiras, imensas gameleiras, altíssimos algodoeiros e outras imponentes plantas arvoravam naquele cenário selvagem visitado por nossa equipe.   
     No decorrer da tarde, recebemos a rápida visita do vaqueiro Valdete que passou para um dedo de prosa e, mais para o fim da tarde, o proprietário da fazenda, Igor, nos brindou com sua presença e logo foi embora antes do escurecer.
     A lua cheia despontava na tênue luz primaveril daquele fim de tarde e já era hora de prepararmos as luminárias e as lanternas para nos guiar na noite que chegava morna.
     À noite, saboreamos nosso jantar selvagem e, logo após, subimos uma pequena encosta rochosa de onde avistamos as luzes da cidade ao longe e de onde pudemos conversar sob o céu nublado. Tudo iluminado pela lua cheia e arejado por brisa intensa e agradável. Noite de poucas estrelas, mas, como sempre, o céu foi um show à parte.
      Acordamos nas primeiras luzes do domingo e retornamos para casa. E esta foi mais uma aventura do Mundo das Montanhas. Até breve!
Seguindo em direção aos pés da Pedra da Mironga
Dannilo, Samuel, Arthur e Modad (Ataléia-MG) - Outubro/2019
Mata do Jacu (Fazenda Mironga) - Outubro 2019
Acampamento sob o pau d'alho 
Arthur e a gameleira gigante da Mata do Jacu (2019)
Mata do Jacu (fazenda Mironga) - Ataléia-MG
Arthur (Mundo das Montanhas) - 2019
Renato, Arthur, Samuel, Igor, Dannilo e Modad (Outubro 2019)
Lua no fim da tarde

A noite cai no acampamento
Voltando para casa (13/10/2019)
Ataléia-MG (2019)

Nenhum comentário: