P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

domingo, 1 de junho de 2014

Escola de Ataléia visita o instituto Terra em Aimorés

Na última sexta-feira, 30 de maio de 2014, alunos e funcionários da Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida viajaram mais de 350 quilômetros para visitar a cidade de Aimorés, no leste de Minas Gerais. O projeto escolar Plantar para florescer, que objetivava despertar a importância da conscientização ambiental nos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, teve campo muito fértil na pequena e agradável cidade mineira. Lá os alunos puderam conhecer o Parque Botânico da Usina Hidrelétrica de Aimorés. O parque conta com auditório, sala de leitura, centro de educação ambiental e muita área verde ao redor da estrutura principal, onde orientadores nos guiaram por trilhas, apresentando espécies vegetais nativas da Mata Atlântica e dando informações importantes sobre o meio ambiente. Logo após a visita ao Parque Botânico, fomos conhecer o famoso instituto Terra, criado pelo também famoso fotógrafo Sebastião Salgado. Além de possuir muita beleza arquitetônica, brotada dos jardins e construções restauradas e levantadas pelos projetos da arquiteta Lélia Salgado, esposa do fotógrafo, o local é uma verdadeira aula de conscientização ambiental para os jovens alunos que ali se encontram. O instituto Terra está localizado na fazenda Bulcão, antiga propriedade rural da família Salgado, onde se exercia a pecuária. Hoje, no local, foi erguida uma floresta que abrange 90% de sua área total, onde se procura reconstituir e recuperar o que sobrou da Mata Atlântica naquele espaço. São mais de 600 hectares plantados. O ecossistema recuperado contribui na manutenção da biodiversidade, ajuda na recuperação e conservação de nascentes e alimenta o sonho de ambientalistas pelo mundo. É um verdadeiro reduto da paz, onde a fauna e a flora convivem em liberdade, guardadas por artesãos da natureza. O blog Mundo das Montanhas apresenta algumas imagens da viagem. Confira abaixo.   
Aimorés-MG (30/05/14)
Alunos chegando ao Parque Botânico da Usina Hidrelétrica de Aimorés
Explicações sobre a barragem no auditório do Parque Botânico
Turma participando de uma pequena trilha ecológica
A orientadora Elen apresentado espécies de plantas ao grupo
Alunos no Centro de Educação Ambiental
Nalva (professora), Isabel (professora) Elen (orientadora do parque), Renato (professor), Rita (diretora escolar), Cláudia (professora) e Liege (professora)
Escola Hermínia em Aimorés-MG
Chegando no instituto Terra
Instituto Terra (31/05/14)
No auditório
Monitora do instituto dando explicações à turma
Visitando galeria de fotos de Sebastião Salgado
Fotos de Sebastião Salgado
A professora Cláudia Salomão, coordenadora do projeto
Instituto Terra (Aimorés-MG)
Jardins, lagos e trilhas envolvidos pelas matas verdes
Viveiro de mudas do instituto Terra
Turma ouvindo a monitora do instituto
Renato Teixeira no instituto Terra (Aimorés-MG)
Trilha ecológica com a monitora Elenay
Instituto Terra - Aimorés-MG (30/05/14)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a equipe da escola e alunos pelo trabalho desenvolvido. Um mundo de informações . Me sinto orgulhosa em ter como colega uma pessoa de tanto talento como você Renato. Parabéns e sucesso sempre.
Rita diretora

Renato Alves Teixeira disse...

Obrigado pelas palavras carinhosas, Rita. Ter vc como diretora de nossa escola é uma grata satisfação. Parabéns!!