P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A história das Teixeiradas

Jardelino e Cota com seus doze filhos em 1973 (Ataléia-MG)
Dona Cota com alguns filhos em Ataléia
Seu Jardelino com neta em Ataléia

Os encontros da família Alves Teixeira, também conhecidos como Teixeiradas, nasceu com o objetivo de preservar o espírito de  união e solidariedade entre os descendentes e demais familiares do casal ataleense, Jardelino e Cota, hoje falecidos. Dona Maria Lemos Teixeira (dona Cota) foi a primeira filha de Antonio Lemos de Sousa, um dos fundadores da cidade de Ataléia. O sr. Jardelino Alves Teixeira foi o primogênito de Manoel Alves Teixeira, homem que já se encontrava instalado na região antes mesmo da criação do povoado que viria a se transformar na atual cidade. E assim, deu-se a união entre uma integrante da primeira família residente no povoado de Santa Cruz do Norte, dona Cota, e um filho de pioneiros da região, o sr. Jardelino. Deste casamento, foi gerado 12 filhos, todos nascidos e criados na região de Ataléia. O filho mais velho do casal, Antonio Alves Teixeira, faleceu em 1977. A partir de uma ideia de uma das filhas do casal, Arlete Alves da Silva, os 11 filhos resolveram realizar encontros, a fim de prestar uma homenagem aos saudosos pais e reaproximar todos os familiares em uma grande e saudável confraternização. Veja mais detalhes dos encontros desta família de origem ataleense.         

I Teixeirada - Realizada em Ataléia-MG, na fazenda Mironga, entre os dias 28 e 31 de dezembro de 2005. A fazenda Mironga, de propriedade de Olímpio Igor da Silva, neto mais velho de Jardelino e Cota, transformou-se no cenário perfeito para o encontro. Com vista da pequena cidade de Ataléia ao fundo, a fazenda sediou o encontro, propiciando aconchego e funcionalidade ao alegre festejo familiar. Durante os quatro dias do encontro, além das rodas de violão e da boa comida, foram realizados passeios pela fazenda e até uma escalada na pedra da Televisão por alguns membros da família. Discursos, choros, risadas, abraços, lembranças, descontração e muita paz e solidariedade marcaram o primeiro encontro da família Alves Teixeira. Assim, a homenagem a Jardelino e Cota por seus descendentes foi um verdadeiro sucesso e deixou a certeza de que muitos outros encontros viriam para solidificar a união e o amor entre o grupo. Veja fotos do primeiro encontro.

Os irmãos Adão e Arlete na I Teixeirada 
Família reunida no 1º encontro em 2005
Adão, Valdete, Jandira, Arlete, Aderbal, Maria José, Humberto, Jânia, Marcone, Eduardo e Renato (2005)
II Teixeirada – Realizada em Goiânia-GO, entre os dias 17 e 20 de julho de 2007. As  solenidades e os principais eventos aconteceram no município de Aparecida de Goiânia-GO, na chácara de propriedade do filho mais velho de Jardelino e Cota,  Adão Alves Teixeira. A chácara Bem-Me-Quer é um aconchegante local com confortável e espaçosa sede rodeada de belos gramados, canteiros, passeios, muitas árvores e outros atrativos. O encontro mais uma vez foi marcado por muito saudosismo, alegria e descontração. Um festival musical foi realizado, no qual parentes e convidados tocaram e cantaram, empolgando a platéia. O anfitrião do encontro, o dr. Adão alves Teixeira, fez uma surpresa aos parentes e amigos ao apresentar um livro escrito por ele, intitulado de "A família Alves Teixeira que viu Ataléia nascer", em que narra a história da família e também a história da criação da cidade de Ataléia. Veja fotos do encontro realizado em Goiânia.
II Teixeirada - Goiânia(GO)
II Teixeirada na Chácara Bem-Me-Quer (julho 2007)

Livro que narra a história da família e da cidade de Ataléia
III Teixeirada – Realizada em Ataléia, entre os dias 19 e 22 de julho de 2010. Outra vez, o encontro foi sediado na fazenda Mironga em Ataléia. Veja imagens do terceiro encontro.
Teixeirada reunida na fazenda Mironga em 2010 (Ataléia-MG)
A tradicional foto dos 11 irmãos (Julho 2010)
Festival musical da III Teixeirada

Fazenda Mironga (2010)
Membros da família nas montanhas de Ataléia (julho 2010)
Animada quadrilha realizada na fazenda Mironga na III Teixeirada

IV Teixeirada -  Realizada em 2012, novamente em Goiânia,esta Teixeirada teve presença marcante de parentes e amigos (VEJA MAIS sobre a IV Teixeirada na matéria "Família ataleense realiza encontro no estado de Goiás" neste blog na seção Teixeiradas). 
Detalhe da camisa da IV Teixerada (2012)
 
(*) As fotos desta postagem são de autoria de diversos membros da família Teixeira

                    

7 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Renas, Graças a você a Teixeirada ganhou o mundo. Parabéns mesmo pelo trabalho. As suas fotos estão cada vez melhores. Uma dúvida : aquela primeira foto, com todos os 12 irmãos em "escadinha" foi pai que fez? Acho que sim. Grande abraço
Luciano/ Goiânia-GO

Renato Alves Teixeira disse...

Obrigado,Lu. Na verdade não sei quem tirou a foto dos 12 irmãos. Deve ter sido seu pai o autor. Um belo registro. Grande Afonso. Abraço

Roberdan Silva disse...

Boa tarde. Interessante a história das Teixeiradas. Fiquei muito instigado com o livro publicado que narra a história de Ataléia. Como faço para obter acesso a um exemplar?

Renato Alves Teixeira disse...

Roberdan, vc é de onde? É que eu não tenho mais exemplares. quem tem é meu irmão, o escritor deo livro, mas ele mora em outra cidade.

Unknown disse...

Que legal!!! Acho que sou parente de vocês... nem acredito meu Deus!!!!
Meu nome é Raquel Luana Teixeira de Matos.
Minha mãe Maria Zilene Teixeira de Matos
Minha avó Alice Teixeira de Matos

Meu face esta como Raquel Luana Mattos

Renato Teixeira disse...

Rachel, somos realmente parentes. Que bom esse reencontro. Obrigado por visitar esse blog. Valeu

Anônimo disse...

Gilmar Alves Teixeira será que são meus parentes?