P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O grande artesão do Rio Norte



No número 152 da Rua Teófilo Otoni, em Ataléia, localiza-se o ateliê do escultor Násser Gazel. É nessa pequena oficina de acabamento simples bem ao estilo desse artista admirador de Mestre Vitalino que a argila do Rio Norte chega em sua forma bruta. Depois de tratada com o devido cuidado, vai tomando vida aos poucos,  até ser transformada definitivamente em obra de arte. Artista dotado de grande consciência social e política e também de sensibilidade musical e poética, Násser representa o artesão pertinaz das margens do Rio do Norte. É também um violeiro, um cantador e contador de casos da velha Santa Cruz do Norte. Em seu trabalho, é possível ver a presença do caipira do campo e da cidade, ver a rusticidade de nossos casebres de taipa e demais construções , vivenciar nosso folclore e nossas lendas , enfim, perceber e valorizar nossa cultura interiorana. O escultor dá forma também a personagens da história brasileira e universal, além de criar belas mandalas de inspirações diversas e demais objetos de arte. Peças desse artista plástico ataleense se encontram espalhadas por diversos cantos do Brasil e também em países como Japão, Alemanha e Estados Unidos, entre outros. Filho de um imigrante libanês e neto de um colonizador da cidade de Ataléia, Násser traz nas veias diversas tendências e explora, ao mesmo tempo, o tema universal dos grandes viajantes e conquistadores e o tema do obstinado homem simples preso à terra, que trabalha seu quinhão de sol a sol, irredutível, valente, orgulhoso de seu torrão. Daí vem toda sua veia de inspiração. Nas paredes e prateleiras do velho ateliê da Rua Teófilo Otoni, um pouco da história desse inspirado artista e de sua cidade é miniaturizado e imortalizado em argila. Abaixo, algumas imagens de sua obra. Clique para visualizar em tamanho maior.

6 comentários:

Reginaldo Vasconcelos disse...

Lindas as obras de arte! Essa habilidade reflete a grandeza de espírito desse homem. Parabéns!

Eumário disse...

Muito bom o trabalho artesanal de Násser Gazel. Mais um grande artista da terrinha. Parabéns pela promoção dada Renato.

Renato Alves Teixeira disse...

Além de tudo, o homem é um compositor e cantador de primeira. Com muita influência de Elomar Figueira Mello, já participou de vários festivais. Sua música "Canário Pardo" é de muita originalidade e beleza.

Predator disse...

Familia Gazel

Luciano de Castro disse...

Grande artista!

Luciano de Castro disse...

Nasser Gazel é um genuíno representante da cultura popular. Artista talentoso e sensível, Nasser retrata com perfeição as fisionomias e o cotidiano do povo da sua região.