P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

sábado, 12 de novembro de 2011

Escola Clemente Esteves Ferraz formando cidadãos há mais de 45 anos

* Esta matéria foi idealizada e desenvolvida  especialmente para o Mundo das Montanhas por Edlene Barreiros  que redigiu o texto contendo todos os dados informativos e a história da escola.  A redação final teve a participação de Renato Alves Teixeira, autor também das fotos desta matéria.
Fachada da Escola Estadual Prefeito Clemente Esteves Ferraz
   
O Ginásio de Ataléia, que hoje se chama oficialmente Escola Estadual Prefeito Clemente Esteves Ferraz, foi criado pela portaria nº 267 de 20/05/1965 e pela Lei nº 4.011 de 28/12/1965. A escola foi idealizada pelo então prefeito Cristalino Ferreira de Matos  que sempre demonstrou muita preocupação com a área do ensino. O primeiro nome da escola  foi Ginásio Municipal Agro-industrial de Ataléia,  por isso, recebeu carinhosamente o apelido de Ginásio que permanece até hoje.  Seu primeiro prédio foi construído onde hoje se localiza o posto de saúde do bairro Cidade Nova, funcionando ali de 1965 a 1979. Um novo prédio da escola começou a ser erguido em Ataléia para atender  ao número de alunos que crescia a cada ano. Assim, em 1979, no pleito da diretora Catarina Tomich Barbosa, o novo prédio foi  inaugurado num elevado central de Ataléia, também no bairro Cidade Nova. A escola manteve o antigo nome, como se pode  observar na placa que permanece ainda hoje bem preservada no muro de entrada da escola.  Porém, para homenagear o saudoso prefeito de Ataléia que governou nossa cidade no período de 1967 a 1970, a instituição estadual recebeu o nome atual. 

LINHA DE TEMPO DA DIREÇÃO DA E. E. PREFEITO CLEMENTE ESTEVES FERRAZ
1965-1969 - Togo Menezes
1969-1979 - Dener Alves Moreira
1979-1983 -  Catarina Tomich Barbosa
1984 – Adriana Lemos
1984-1990 – Zelita Prates de Araújo
1991-1996 – Ann Isabel Remígio Dantas
1997 – Maria Aparecida Peixoto Sousa
1997-1998- Ann Isabel Remígio Dantas
1998-2000 – Paulo Rômulo Coimbra Miranda
2000-2007 – Maria das Neves Jardim
2007 aos dias atuais – Cristiani Regina Vieira Santana

Edlene Barreiros
* A professora Edlene Barreiros ressalta o fato de muitos ex-alunos da escola Clemente terem concluído seus cursos superiores e atuarem profissionalmente em diversas áreas, aqui mesmo no município e em várias partes do Brasil, engrandecendo o nome da escola e enchendo de orgulho cada funcionário da mesma. (Edlene Barreiros é professora de história da Escola Estadual Prefeito Clemente Esteves Ferraz)

Via de acesso lateral da escola
Portão de entrada principal com a placa histórica da escola
 

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo blog, Renato. Edlene Barreiros.

vitorley disse...

Eu amo ler todas as suas matérias,você passa a informação de modo simples objetivo e coeso.Amo o blog,lindo cada foto mais perfeita que outra!Parabéns sou seu fã!

Renato Alves Teixeira disse...

Obrigado, Edlene. Obrigado, Vítor. Duas feras.

regina acacia disse...

Amo minha cidade estudei no clemente tenho orgulho de dizer que sou ex-aluno de Renato hoje meu colega ,isso é muito gratificante ;Renato é sinônimo de humildade ,obrigado Renato por ser esse professor MARAVILHOSO!!!que vc ê.

Renato Alves Teixeira disse...

Regina, me sinto lisonjeado pelas palavras carinhosas e orgulhoso por ter participado dessa sua gloriosa trajetória. Parabéns pela vitória. Hoje você é minha colega, professora de gabarito. Abraço

Anônimo disse...

Que maravilha poder ler esta rica e preciosa informação! É isso que mantém viva a chama do pertencimento ao lugar.
Parabéns Renato.

Risianegreiros@yahoo.com.br disse...

Parabéns pela matéria sobre essa escola que foi o berço do ensino de muitos Ataleenses!
Matérias assim, matem vivo em todos nós que passamos por aí, o sentimento de pertença a esse lugar ao mesmo tempo em que a história vai sendo preservada.

Parabéns e obrigada Renato por este serviço de cidadão.