P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Acampamento nas alturas

Reginaldo, Modad, Dannilo e Renato na base da pedra
Região de Ataléia
Dura escalada (agosto de 2011)
Orquídeas das rochas
Bromélias, orquídeas e ipês anões de folhas roxas
Acampamento a 756 metros de altitude
No alto da pedra do Roncamento
Luzes de Ataléia ao fundo



Movida pelo espírito da aventura, a equipe do Mundo das Montanhas partiu para o alto da pedra do Roncamento numa tarde de agosto. Composta por Modad, Renato e Dannilo, a equipe contou também com a presença do orquidólogo de Governador Valadares, Reginaldo Vasconcelos, que veio especialmente para explorar os canteiros naturais, as matas e as encostas do grande inselberg ataleense à procura de novas espécies de orquídeas e bromélias. A escalada aconteceu numa tarde ensolarada e levou quase três horas, com pausas frequentes para descanso devido ao calor intenso e ao peso da carga contendo barracas, alimento, água e outros apetrechos necessários ao camping em áreas de altitude. Ao atingir o topo da montanha, a grande satisfação. Escolhido o ponto ideal, nas proximidades de uma pequena mata, montamos nosso acampamento por volta das quatro e meia da tarde. À noite, a visão das luzes da cidade de Ataléia ao longe e do brilho prateado das estrelas no imenso manto negro do céu já pagavam todo o esforço empreendido na penosa escalada. No nascer do dia, uma névoa cobria todo o acampamento, soprando sua brisa constante que distribuía o frescor divino a todos os seres vivos presentes no lugar. Hora de passear pelo nevoeiro entre lindos canteiros naturais compostos por muitas bromélias, orquídeas, cactos, pequenas quaresmeiras, ipês anões de flores roxas e outras bonitas espécies vegetais. Depois de muitos cliques fotográficos da região e de muita procura pelas plantas, chegou a hora de descer. O orquidólogo colheu algumas espécies de orquídeas e considerou positiva a expedição, pois entre as espécies encontradas por ele (anacheilium, bulbophyllum e hoffmannseggella) existe a possibilidade de haver novidade. Elas serão estudadas e em breve o resultado poderá acusar mais espécies endêmicas de Ataléia, que já é uma referência na área desse tipo de plantas ornamentais. Mais algumas fotos de nossa expedição:









Renato, Danilo, Modad e Reginaldo no alto da pedra

Descendo a pedra


Ataléia-MG - Agosto de 2011

6 comentários:

Luciano disse...

Belas imagens da minha terra !! As serranias de Ataléia emocionam pela natureza exuberante. Eu, como um montanhês agora vivendo no planalto central, fico feliz com a divulgação do MM. Espero, brevemente, poder matar a saudade e acompanhá-los em outra expedição como essa. Melhor ainda fazendo um luau com boa música. Abração
Luciano

Renato Alves Teixeira disse...

Luciano, seria muito bom fazer um luau lá na pedra. Está combinado.

Reginaldo Vasconcelos disse...

Passeio maravilhoso! Subir em cada inselberg é uma experiência fantástica e repleta de surpresas. A diversidade de vida e a beleza cênica fazem de Ataléia um local repleto de possibilidades turísticas.
Agradeço aos meus amigos pela companhia nesse passeio.

waldirrezende disse...

Parabéns equipe
é um trabalho maravilhoso
um incentivo a buscarmos as belezas desta terra abençoada
Eu, como bom mineiro que sou, sinto orgulho imenso das belezas de nossas montanhas e vales
descobri o site por acaso, e já estou add aos meus favoritos

obrigado por me darem imagens tão belas desta cidade que estou aprendendo a amar, a cada dia

Felicidades!
Frei Geraldo

Renato Alves Teixeira disse...

Como disse o Reginaldo, foi um passeio maravilhoso, frei Geraldo. Que bom ter presença tão abençoada entre nós! Também sentimos muito orgulho de nossas alterosas e em especial de nossa pequena cidade de Ataléia. Quem sabe um dia o senhor possa nos dar a honra de sua presença por aqui! Estamos de portas e corações abertos.Obrigado por nos adicionar!

Renato Alves Teixeira disse...

Como pude perceber recentemente o Frei Geraldo é morador de Ataléia e é secretário da Paróquia Santa Cruz. Atende e organiza diversos setores na instituição. Muito bom a sua presença. Além de tudo, curte o blog.