* Esta matéria foi idealizada e desenvolvida especialmente para o Mundo das Montanhas por Edlene Barreiros que redigiu o texto contendo todos os dados informativos e a história da escola. A redação final teve a participação de Renato Alves Teixeira, autor também das fotos desta matéria.
O Ginásio de Ataléia, que hoje se chama oficialmente Escola Estadual Prefeito Clemente Esteves Ferraz, foi criado pela portaria nº 267 de 20/05/1965 e pela Lei nº 4.011 de 28/12/1965. A escola foi idealizada pelo então prefeito Cristalino Ferreira de Matos que sempre demonstrou muita preocupação com a área do ensino. O primeiro nome da escola foi Ginásio Municipal Agro-industrial de Ataléia, por isso, recebeu carinhosamente o apelido de Ginásio que permanece até hoje. Seu primeiro prédio foi construído onde hoje se localiza o posto de saúde do bairro Cidade Nova, funcionando ali de 1965 a 1979. Um novo prédio da escola começou a ser erguido em Ataléia para atender ao número de alunos que crescia a cada ano. Assim, em 1979, no pleito da diretora Catarina Tomich Barbosa, o novo prédio foi inaugurado num elevado central de Ataléia, também no bairro Cidade Nova. A escola manteve o antigo nome, como se pode observar na placa que permanece ainda hoje bem preservada no muro de entrada da escola. Porém, para homenagear o saudoso prefeito de Ataléia que governou nossa cidade no período de 1967 a 1970, a instituição estadual recebeu o nome atual.
LINHA DE TEMPO DA DIREÇÃO DA E. E. PREFEITO CLEMENTE ESTEVES FERRAZ
1965-1969 - Togo Menezes
1969-1979 - Dener Alves Moreira
1979-1983 - Catarina Tomich Barbosa
1984 – Adriana Lemos
1984-1990 – Zelita Prates de Araújo
1991-1996 – Ann Isabel Remígio Dantas
1997 – Maria Aparecida Peixoto Sousa
1997-1998- Ann Isabel Remígio Dantas
1998-2000 – Paulo Rômulo Coimbra Miranda
2000-2007 – Maria das Neves Jardim
2007 aos dias atuais – Cristiani Regina Vieira Santana
Edlene Barreiros |
parabéns pelo blog, Renato. Edlene Barreiros.
ResponderExcluirEu amo ler todas as suas matérias,você passa a informação de modo simples objetivo e coeso.Amo o blog,lindo cada foto mais perfeita que outra!Parabéns sou seu fã!
ResponderExcluirObrigado, Edlene. Obrigado, Vítor. Duas feras.
ResponderExcluirAmo minha cidade estudei no clemente tenho orgulho de dizer que sou ex-aluno de Renato hoje meu colega ,isso é muito gratificante ;Renato é sinônimo de humildade ,obrigado Renato por ser esse professor MARAVILHOSO!!!que vc ê.
ResponderExcluirRegina, me sinto lisonjeado pelas palavras carinhosas e orgulhoso por ter participado dessa sua gloriosa trajetória. Parabéns pela vitória. Hoje você é minha colega, professora de gabarito. Abraço
ResponderExcluirQue maravilha poder ler esta rica e preciosa informação! É isso que mantém viva a chama do pertencimento ao lugar.
ResponderExcluirParabéns Renato.
Parabéns pela matéria sobre essa escola que foi o berço do ensino de muitos Ataleenses!
ResponderExcluirMatérias assim, matem vivo em todos nós que passamos por aí, o sentimento de pertença a esse lugar ao mesmo tempo em que a história vai sendo preservada.
Parabéns e obrigada Renato por este serviço de cidadão.