Ataléia é uma pequena cidade situada no nordeste de Minas Gerais, na divisa com o Espírito Santo. Protegida por altas montanhas, às margens do rio Norte, Ataléia vai seguindo a História. Este espaço é dedicado àqueles que admiram esta terra simples, de raras paisagens e de povo hospitaleiro.
(*) As fotos são de autoria de Renato Alves Teixeira, exceto as marcadas e devidamente creditadas.
Outras páginas deste blog
▼
sexta-feira, 18 de março de 2011
Livro que narra a história de Ataléia
Capa do livro
O autor
O livro A família Alves Teixeira que viu Ataléia nascer, lançado em 2007, traz uma importante narrativa sobre o surgimento da cidade. A obra escrita por Adão Alves Teixeira, que é natural de Ataléia e neto de pioneiros da época da criação do povoado, conta fatos do início dessa povoação, quando Ataléia ainda era chamada de Santa Cruz do Norte. O livro que foi lançado em uma das Teixeiradas (nome das confraternizações da família Alves Teixeira) possui tiragem limitada e foi distribuído gratuitamente entre membros da família e alguns moradores da cidade. De linguagem fácil e agradável, a narrativa nos leva a imaginar a Ataléia das décadas de 1920 e 1930, repleta de rios de águas límpidas e de intrépidos desbravadores que percorriam suas densas matas em busca de terras devolutas para o cultivo e de riquezas, como pedras preciosas e plantas medicinais. O livro conta também a história da família do autor (da qual sou membro) e faz um paralelo entre o nascimento da família e o da cidade, fato que se dá quase que simultaneamente. Além disso, é ilustrado com fotos e documentos antigos, como propagandas políticas da época e atas históricas, contendo inúmeras assinaturas e referências a moradores ilustres e autoridades do município. Traz também informações e fotos de todos os prefeitos do município. Vale a pena conferir essa importante obra que se encontra nas principais bibliotecas da cidade.
Gostaria de obter informações de como obter o livro em qualquer formato. A minha mãe passou grande parte da sua infância em Ataléia. Desde já obrigada.
Muito legal o blog!!!!Valeu Roberta!!!
ResponderExcluirOlá! Como posso ter acesso a esse livro? Tem digitalizado para baixar em pdf? Gostaria muito de ler.Obrigada!
ResponderExcluirGostaria de obter informações de como obter o livro em qualquer formato. A minha mãe passou grande parte da sua infância em Ataléia. Desde já obrigada.
ResponderExcluirObrigado pela participação no grupo, Edineia. Seu livro será entregue em breve.
ResponderExcluirComo posso conseguir esse livro, a minha sogra já falecida é de Ataleia e chamava Maria José Alves Teixeira.
ResponderExcluir