P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ataléia na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes



O dia 18 de maio foi escolhido para ser o Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por relembrar um triste fato ocorrido em 1973, em Vitória (ES), onde uma menina de 8 anos foi violentada sexualmente e espancada até a morte e os criminosos ficaram impunes causando indignação nacional. A mobilização em prol dos direitos e da dignidade infanto-juvenil aconteceu em nossa cidade na manhã desta sexta-feira e contou com a participação de diversos segmentos de nossa sociedade.  As escolas promoveram uma caminhada pelas ruas da cidade até a praça Tancredo Neves onde diversas autoridades estiveram presentes e manifestaram seu apoio à causa dos nossos jovens. Veja mais imagens:

Autoridades municipais, educadores, especialistas da área social, representantes eclesiásticos e conselheiros tutelares deram apoio ao evento 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Produtora busca apoio para rodar filme em Ataléia

Na manhã desta segunda-feira, o blog Mundo das Montanhas foi procurado para ajudar na divulgação de um projeto que tem por finalidade a realização de dois longas-metragens em Ataléia por uma produtora e distribuidora cinematográfica situada em Sumaré-SP.  Todas as informações contidas nesta matéria foram nos transmitidas pela sra. Márcia, que nos procurou, dizendo ser a esposa do cineasta responsável pelo projeto, o sr. Carlos Luiz Gomes, que é natural de Ataléia. A empresa busca patrocínio para a realização das filmagens e procura por pessoas interessadas em trabalhar como atores e atrizes nos filmes. Segundo Márcia, a empresa chama-se Garra Filmes Produções e estará cadastrando pessoas interessadas em fazer parte do elenco já nesta quarta-feira, dia 23/05/2012, na creche municipal, nos turnos vespertino e noturno. Será oferecido aos candidatos selecionados um curso com duração de um mês com certificado de conclusão. Os interessados devem procurar a sra. Márcia no local e horários indicados para melhor esclarecimento. Segundo ela, o primeiro filme a ser rodado seria do gênero terror e teria o nome de Noctâmbulo, o Assassino da Noite com previsão para começar a ser rodado em julho deste ano e um outro filme, do gênero bang-bang, também faria parte do projeto e seria realizado posteriormente. O blog Mundo das Montanhas não tem vínculo com o projeto citado, apenas colabora cordialmente na divulgação do mesmo e torce para o seu total sucesso. Seguem fotos  do material de divulgação:

sábado, 19 de maio de 2012

O grande paraju

Esta planta é conhecida popularmente como paraju ou maçaranduba e seu nome científico é Manilkara longifolia (A.D.C.) Dub. Sua madeira é muito utilizada em diversos tipos de construção, o que faz com que a espécie se torne muito rara por aqui. Visitamos um  majestoso exemplar que vegeta solitário no alto de uma serra na região conhecida como Poterrão, que fica próximo de nossa cidade, na propriedade rural que pertence ao sr. Alcino Miguel Alchaar Neto, médico, natural de Ataléia, que reside na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro. A árvore tem mais de 20 metros de altura e possui tronco grosso e ereto e pode ser vista de diversos pontos da região. Abaixo, mais fotos dessa imponente árvore nativa em nossa região.    


O paraju no alto da serra
Ataléia-MG - Maio 2012
Renato Teixeira ao lado do paraju no Poterrão (maio 2012)  

Frango-d'água-azul ou jaçanã (Porphyrio martinica)

Comum em pântanos e em margens de lagos, esta bela espécie de ave é muito comum em nossa região. Junto com outros animais nativos dão um colorido todo especial à nossa fauna. Mede cerca de 35 centímetros e possui plumagem predominantemente azul e seu bico é vermelho e amarelo. Suas pernas compridas permitem que ande com facilidade nas margens dos lagos em busca de alimentos. Conseguimos registrar a elegância dessa ave em um lago do sítio Recanto do Bananal, de propriedade do amigo Ramid Miguel Alchaar, na região conhecida como Poterrão, em Ataléia. Seguem mais fotos desta simpática espécie:
Voo sobre a água em lagoa no sítio Recanto do Bananal (Ataléia)
De plumagem e canto graciosos, o frango d'água habita as áreas alagadas de nossa região

Seguindo para o Poterrão

Algumas fotos tiradas na região próxima de Ataléia:

domingo, 6 de maio de 2012

Garota Mundo das Montanhas - Maio 2012

Laize Marques Aguilar

Laize Marques Aguilar é a charmosa garota do Mundo das Montanhas do mês de maio de 2012. Natural de Ataléia, a simpática montanhesa diz que está muito satisfeita por viver na cidade, pois se sente muito segura pela vida tranquila que a mesma oferece. Entretanto, acha que a cidade deveria ter mais pontos de lazer e melhorar na área de ensino para atender as expectativas dos jovens. A nossa modelo se sentiu muito à vontade na sessão fotográfica, pois, como diz, adora esse tipo de arte. As fotos foram realizadas na sede da fazenda Mironga em Ataléia. O MM agradece ao proprietário da fazenda, o veterinário Olímpio Igor, por gentilmente nos receber em suas dependências. Agradece também as presenças de Vilmária, Lázaro e Juciária, respectivamente, mãe, irmão e cunhada de nossa bela garota do mês. Veja mais informações e fotos.

Nome: Laize Marques Aguilar
Nascimento: 03/08/1993
Signo: Leão
Altura: 1,65
Cores preferida: vermelho e preto
Time do coração: Cruzeiro
Hobbies: Curte MPB e adora o sossego do lar 
Idade: 18 anos


Laíze Marques, garota MM de maio 2012
Laíze e a cidade de Ataléia ao fundo 

sábado, 5 de maio de 2012

Jornal Nacional noticia caso raro na medicina ocorrido em Ataléia

No dia 17 de outubro de 2002, nasceu uma criança de duas cabeças no Hospital Municipal de Ataléia. Considerado um raríssimo caso no mundo, a criança possuía duas colunas vertebrais, dois esôfagos e dois estômagos, mas apenas um coração, um aparelho respiratório e um fígado. A criança faleceu em Belo Horizonte alguns dias após seu nascimento. Veja mais detalhes no vídeo postado por Blandson Gonçalves, farmacêutico, morador de Ataléia, que resgatou as imagens exibidas no Jornal Nacional na época do ocorrido.


*Um outro vídeo sobre este mesmo assunto, também postado por Blandson Gonçalves, pode ser visto na seção Vídeos (Ataléia) localizado na barra lateral direita deste blog.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Chuvas do mês de maio

                            PLUVIÔMETRO

               Mapa de Anotações -  Ano:  2012
    Dia  
  Mês : maio
     1
          -
     2
          -
     3
          -
     4
          -
     5
          -
     6
          -
     7
          -
     8
        1,0
     9
        3,5
   10
          -
   11
          -
   12
          -
   13
        6,0 
   14
        1,0 
   15
       12,5 
   16
       16,0 
   17
         -  
   18
         -  
   19
         -
   20
         -
   21
         3,5 
   22
          -
   23
         3,5  
   24
          -
   25
          -
   26
          -
   27
          -
   28
          -
   29
          -
   30
          -
   31
          -
  Total do mês:   47,0 mm